O mundo da moda não é nada nada fácil e só glamour...longe disso, bem longe aliás....prova disso que estou há dias me dividindo entre aulas (moda e design gráfico), lendo matérias sobre moda, entrando em sites internacionais, cultivando este blog (até para não me perder entre as novidades) e bolando coisinhas novas para fazer deste lugar um lugar bem, bem legal e ainda lendo muito, principalmente em inglês para tirar o pó que existe, até porque, como alguns sabem até início do mês passado minha leitura estava focada só no direito....aff!!!
E não é que cansa também?!?!?!?
Bom, a aula desta semana foi sobre o passo a passo para montar uma coleção de moda!!!
O que foi bem importante para saber o real papel de qualquer estilista.
Não, a estilista não está focada apenas no desenho, na inspiração e na pesquisa, tem que correr atrás do dinheiro e onde gastar esse dinheiro e avaliar tudo nos mínimos detalhes para que nada saia errado e fora do planejado.
Tem que fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que haja o mínimo de prejuízo ou nenhum (de preferência).
Entra aqui o papel super importante da vendedora!
Sim, porque é ela (ou ele) que vai atender seu público-alvo. É a última pessoa da "cadeia de uma empresa" (antes do cliente), praticamente você e sua coleção estão na mão de quem vai vender.
A gente observa bem isso quando entra numa loja e é bem atendido, ou não.
Ou você leva a loja toda, daí a empresa está de parabéns por ter escolhido bem seus funcionários, ou você sai de lá e nunca mais volta, dando um enorme prejuízo para aquela loja.
Dois exemplos que aconteceram comigo em lojas que adoro:
1 - Arezzo: entrei na arezzo do Botafogo Praia Shopping uns três anos atrás para comprar uma rasteirnha. Era época de promoção na loja (A-DO-RO!!!). A moça que me atendeu foi tão simpática que saí de lá com 5 (cinco) pares de sapato e mais um de presente para minha mãe que vinha me visitar. Total: 6 pares de sapato!
Resultado: volto sempre lá!
OBS: é bom lembrar que estavam todos em promoção, porque eu não sou louca de sair por aí e voltando com 6 pares de sapato pra casa, até porque Alexandre me amarraria numa camisa de forças...rsrs
2 - Ecletic do Rio Sul: peguei várias peças para experimentar e quando fui chamar a vendedora para pedir outro número ela simplesmente se escondeu de mim porque estava atendendo outras pessoas.
Deixei tudo no provador e saí na mesma hora. Fiquei quase o ano todo sem entrar na ecletic do Rio Sul até esquecer o ocorrido. Mas já voltei lá outras vezes e fui bem atendida, mas sempre falo isso pra todos.
Resultado: é difícil tirar uma má impressão.
E a primeira impressão quem dá é a vendedora!!!! Lembrar sempre disso!!!!
Aula bastante produtiva. Sempre volto de lá com mil e uma ideias na cabeça!!!!
Love
Carolina
sábado, 16 de maio de 2009
Aula - Parte 2 - Coleção de Moda
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6 comentários:
Nossa, eu super concordo com vc. Ser mal atendida pra mim é o FIM. É horrível aquela sensação de: "to te fazendo um favor" e olhares pra te deixar sem graça em não levar nada da loja... Um saco isso. Bj, vou te linkar ;) amei o blog.
É verdade Kate mas quando é assim não levo....posso até levar um outro dia...
Bjs
Sim, provavelmente por isso e
adorei suas informações,bjssss
adorei suas informações,bjss!!
adorei suas informações,bjsss!!!
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