sábado, 16 de maio de 2009

Aula - Parte 2 - Coleção de Moda

O mundo da moda não é nada nada fácil e só glamour...longe disso, bem longe aliás....prova disso que estou há dias me dividindo entre aulas (moda e design gráfico), lendo matérias sobre moda, entrando em sites internacionais, cultivando este blog (até para não me perder entre as novidades) e bolando coisinhas novas para fazer deste lugar um lugar bem, bem legal e ainda lendo muito, principalmente em inglês para tirar o pó que existe, até porque, como alguns sabem até início do mês passado minha leitura estava focada só no direito....aff!!!

E não é que cansa também?!?!?!?



Bom, a aula desta semana foi sobre o passo a passo para montar uma coleção de moda!!!

O que foi bem importante para saber o real papel de qualquer estilista.

Não, a estilista não está focada apenas no desenho, na inspiração e na pesquisa, tem que correr atrás do dinheiro e onde gastar esse dinheiro e avaliar tudo nos mínimos detalhes para que nada saia errado e fora do planejado.

Tem que fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que haja o mínimo de prejuízo ou nenhum (de preferência).



Entra aqui o papel super importante da vendedora!

Sim, porque é ela (ou ele) que vai atender seu público-alvo. É a última pessoa da "cadeia de uma empresa" (antes do cliente), praticamente você e sua coleção estão na mão de quem vai vender.



A gente observa bem isso quando entra numa loja e é bem atendido, ou não.

Ou você leva a loja toda, daí a empresa está de parabéns por ter escolhido bem seus funcionários, ou você sai de lá e nunca mais volta, dando um enorme prejuízo para aquela loja.



Dois exemplos que aconteceram comigo em lojas que adoro:



1 - Arezzo: entrei na arezzo do Botafogo Praia Shopping uns três anos atrás para comprar uma rasteirnha. Era época de promoção na loja (A-DO-RO!!!). A moça que me atendeu foi tão simpática que saí de lá com 5 (cinco) pares de sapato e mais um de presente para minha mãe que vinha me visitar. Total: 6 pares de sapato!



Resultado: volto sempre lá!



OBS: é bom lembrar que estavam todos em promoção, porque eu não sou louca de sair por aí e voltando com 6 pares de sapato pra casa, até porque Alexandre me amarraria numa camisa de forças...rsrs



2 - Ecletic do Rio Sul: peguei várias peças para experimentar e quando fui chamar a vendedora para pedir outro número ela simplesmente se escondeu de mim porque estava atendendo outras pessoas.

Deixei tudo no provador e saí na mesma hora. Fiquei quase o ano todo sem entrar na ecletic do Rio Sul até esquecer o ocorrido. Mas já voltei lá outras vezes e fui bem atendida, mas sempre falo isso pra todos.



Resultado: é difícil tirar uma má impressão.



E a primeira impressão quem dá é a vendedora!!!! Lembrar sempre disso!!!!



Aula bastante produtiva. Sempre volto de lá com mil e uma ideias na cabeça!!!!



Love

Carolina

6 comentários:

Kate disse...

Nossa, eu super concordo com vc. Ser mal atendida pra mim é o FIM. É horrível aquela sensação de: "to te fazendo um favor" e olhares pra te deixar sem graça em não levar nada da loja... Um saco isso. Bj, vou te linkar ;) amei o blog.

Ana Carolina disse...

É verdade Kate mas quando é assim não levo....posso até levar um outro dia...

Bjs

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e

VentaniA disse...

adorei suas informações,bjssss

VentaniA disse...

adorei suas informações,bjss!!

VentaniA disse...

adorei suas informações,bjsss!!!