sábado, 1 de outubro de 2011

Árvore dos Pedidos - Círio - Belém


E vamos entrar no mês de outubro! Para muitos outubro é um mês como outro qualquer, mas, para nós paraenses, é o mês mais esperado do ano (para quem ainda não sabe moro aqui no Rio de Janeiro desde 2003, mas meu Estado é o Pará e minha cidade é Belém).

E o mês de outubro é muito significativo para nós. É o mês em que é realizada uma das maiores procissões religiosas do Brasil e do mundo, o Círio de Nazaré!

Cartaz do círio - "Faces da fé"


O Círio já é festejado há mais de dois séculos e sempre reúne uma multidão (milhões de pessoas) de romeiros pelas ruas de Belém! Ocorre no segundo domingo de outubro, mas, as comemorações duram 20 dias.
Não é apenas uma festa católica, mas sim uma festa que envolve todas as religiões, envolve fé, devoção, gratidão. É uma energia forte e positiva que toma conta da cidade! O Círio é conhecido como o Natal dos paraenses, dada a grandiosidade das manifestações. Em 2004 foi registrado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

No mês de outubro as casas se enfeitam, as comidas típicas da época são preparadas (pato no tucupi e maniçoba), as crianças se encantam com os brinquedos de miriti, as pessoas que moram longe voltam para casa para passar o Círio em família, muitos turistas, época de encontros, confraternizações, momento de agradecimento, promessas, enfim, época em que as pessoas, ao se despedirem, desejam Feliz Círio!

E as homenagens à Santa (Nossa Senhora de Nazaré) não se resumem ao segundo domingo de outubro (dia da procissão do Círio), há outras como a romaria fluvial, rodoviária, dos motoqueiros, apresentação do manto em que a Santa será envolvida, trasladação entre outras.


E neste ano ela está de volta! Mais uma homenagem em forma de arte acontecerá no sábado, dia 08/10, véspera do Círio. É a Ação da Árvore, que não foi idealizado exatamente para o Círio, mas sim, começou em Nova York, como uma ação, no Central Park, com fitas brancas contra a invasão no Iraque! De lá a ideia foi para Belém, através da querida artista plástica Laura Calhoun, uma norte americana-paraense que hoje vive nos Estados Unidos.

Para quem não sabe, uma das tradições do Círio são as fitinhas coloridas que amarramos no braço com três nós e para cada nó, um pedido! E Laura buscou nesta tradição uma forma de canalizar os desejos em um símbolo que já é cheio de energia, uma árvore.


Esta ação é chamada de Árvore dos Pedidos e funciona assim: você escreve seu pedido numa fita colorida e amarra na árvore. Além da energia da natureza, através da árvore, a energia das pessoas faz uma atmosfera positiva no local. É a força dos pedidos e da fé!


Fitas sendo cortadas!


 
A Wishing Tree de Nova York ocorreu em 2002. E em Belém, a Árvore dos Pedidos aconteceu entre os anos de 2003 a 2006. E este ano ela volta para alegria dos devotos!


Localização da árvore:
Para os paraenses e para quem vai estar na cidade no mês de outubro a Árvore dos Pedidos que não poderia ser outra senão uma mangueira, fica na Praça Frei Caetano Brandão, no Largo da Sé, na Cidade Velha, em frente ao Espaço Cultural Casa das Onze, dia 08/10/2011 das 9:00 até às 23:30.

Muito lindo!



Laura Calhoun fez uma página no facebook convidando a todos para participarem da Ação da Árvore fazendo seus pedidos, sintam-se convidados! Queria marcar  Eu vou  na página, e você?


 
No Rio de Janeiro, o Círio acontece em setembro e este ano eu fui, nem preciso dizer que me emocionei muito. E pude sentir um pouco da energia paraense que tenho saudade!





Quem for amarrar sua fitinha e fazer seu pedido, ou apenas ver a instalação da Árvore dos Pedidos, por favor, tirem foto e mandem para mim, ok?! Infelizmente não poderei participar desta festa!

A todos os paraenses um Feliz Círio!

Falei sobre Círio também aqui

Agradecimentos a Laura Calhoun que proporciona mais este momento de energia positiva circulando no  mundo! Laura querida, muito obrigada, inclusive pelo fornecimento dos dados para o post!


Love


2 comentários:

Amanda disse...

Amiga,estou de volta!!
Kd vc??
Andei me atualizando por aqui,muita coisa boa como sempre!
Bjos!!

Narda disse...

Pensei que eu tivesse sumida daqui, mas vi que você também tá! rs
Bjs!