quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Fashion plates

Muito se fala no mundo da moda sobre as fashion plates dos séculos passados. Confesso que antes de fazer os cursos de moda, nunca tinha ouvido falar (seria desinformação demais da minha parte?), pois então, de uns tempos pra cá tenho ouvido falar muito sobre esta expressão que achei bem fofa e li sobre o assunto em livro e procurei na internet também sobre vários fashion plates.

E achei bem legal escrever aqui sobre isso até porque os fashion plates são minha paixão do momento!!! Tão delicados e bem lindinhas!!!

Pra começar o que é uma fashion plate?
São ilustrações de moda, feitas à mão, elas surgiram primeiro em preto e branco e, bem depois começaram a colorir as fashion plates - passando a ficar mais belo o trabalho dos ilustradores.
Antes disso as costureiras rodavam o continente a procura de novas tendências (tendência acho que ainda não se falava no século XVIII) para passar para suas clientes, ou seja, era tudo muito trabalhoso e levava dias até que chegassem com as novidades - CURIOSIDADE: a costureira de Maria Antonieta era uma exemplo de costureira que viajava pela Europa a procura de novidades!


Importante conseqüência teve para o mundo da moda a introdução da fashion plate.

Mas com o surgimento das primeiras plates tudo ficou mais fácil, pois havia uma reunião de modelos masculinos e/ou femininos e infantis também numa mesma magazine.



Elas apareceram no século XVIII, mas como falei ainda em preto e branco, por volta de 1770 e só no final deste século e a partir do século XIX começaram a introduzir um método de coloração nas fashion plates.


O início se deu na Inglaterra em 1770 pela The Lady’s Magazine, que durou até 1837.

Uma curiosidade é que inicialmente elas não eram coloridas então as próprias dressmakers coloriam, o que fez mais tarde elas já serem vendidas todas pintadas, e o que ficou mais bonito de se ver!!



Importante a diferença entre fashion plate e costume plate (A Roupa e a Moda de James Laver, pg. 144), enquanto a fashion plate inaugura uma tendência no mundo da moda e traz as novidades em forma de ilustração, a costume plate já mostra o que estão usando, sem acrescentar algo novo. Essa traz algo que já estava acontecendo, que já havia sido mostrado nos fashion plates passados. Mostra a moda do passado enquanto a fashion plate a do futuro. Deu pra entender???



Um exemplo de fashion plate iniciada no século XX é a La Gazette du Bon Ton, fundada em 1912 por Lucien Vogel. Era uma ilustração de moda realizado por um método que ao final ficava colorido. mais tarde foi comprada por Condé NAST e absorvida pela VOGUE (fonte: dicionário babylon).

Hoje temos tantas revistas nacionais e facilidade no acesso de revistas de outros países que é difícil imaginar um mundo sem as fashion plates, mas era assim até quase o último quarto do século XVIII. E mais, hoje ainda temos métodos muito mais rápidos e fáceis de ilustrar a moda através de programas de computadores, como o corel draw, o que eu já acho bem difícil, imagina no século XVIII??????????



Mas as que temos acesso hoje em dia estão mais para fashion plate ou costume plate????
Com a globalização e esta euforia de sabermos “TUDOAOMESMOTEMPOAGORA” fica difícil detectar uma fashion plate, não acham?




Hand-coloured fashion plates - 1770-1899


Walking dress - 1809 e evening and walking drees - 1827


Promenade drees - 1858 e 1860(período vitoriano)






Walking dress - 1876


Country dress - 1912 e evening coat - 1914


Obs 1: Queria ter feito uma pesquisa beeeem maior, mas meu tempo foi curto e apertado duas horas ontem e mais duas hoje - tô no finalzinho de um trabalho para o curso, então tive que correr mesmo. Me desculpem se não tá muito legal!

Obs2: as fotos e a pesquisa foram feitas pela internet e também pelo livro mencionado no texto acima!
Site: fashionera.com e Washington university libraries.




OBSERVAÇÃO Nº 3: O BLOG ESTÁ COMEMORANDO OS 10 MIL PRIMEIROS ACESSOS!!!

"Fúúúúú"

ahahahah velinha pink fashion!






Love
Carolina




11 comentários:

Paulo disse...

AH!ANAAAA!Parabensssssss!E que venham muuuuuito mais déz mil!


Adoro ver desenho de moda antigos!E já agradecendo pelas informações!


bjs!

pribrandt disse...

ai, que lindos!!

Alexandre Camilo disse...

adoray saber disso. não sabia disso meeeeeeeesmo! na verdade foram a origem das revistas de moda de hoje, né? legal!

e parabéns pelos acessos! a gente vibra, né?

sucesso e beijão

Tati Regeneratti disse...

Anaaaaaaaaa...adorei seu blog...amei esse post do fashion plates...tb não consegui ir no Rioblogs 2...fiquei muiiiiiiito triste...mas tudo bem...fazer o quê, néam...vc viu que a Ale Garattoni vai???
Bjkas!!!

Anônimo disse...

Adoreiiii... Sempre pego essdas ilustrações para a sminahs pesquisas de figurino.. Não some naum...
bjss

Luci Marçal disse...

Ana, vc é uma fofa!
obrigada!!!!
bjim

Gisa Dias* disse...

Aqui a gente aprende muita coisa boa e legal!

Adoroooo!

bjokas e parabéns!!!!

Anônimo disse...

Floooor!

Esse blog está se transpormando em blog de utilidade pública no quesito moda!

Shooow!

Nem agradeci o email que você me enviou, falando do curso que está fazendo!
Obrigada, viu?

Carol, continue nos informando!

Beijo!

Annina.
http://naosousofisticada.blogspot.com/

Anônimo disse...

oi Anaaaa :D
valeu a visita, parabéns pelos acessos viu, e que venham muito outros sempre!
a pesquisa foi importante,g eralmenet o pessoal não dá bola e nem para pra pensar de onde veio ou como se faziam esse tipo de ilustração, bem legal colocar isso no blog.
bjão e ótima semana!

Anônimo disse...

oi Ana :)
só colocar o selinho pode ser, viu?!
beijão e obrigada!

Ana Paula disse...

parabéns pelos 10000 acessos. Adorei a velinha..Fúúú